top of page
Search
  • marylandhovfc

Edu Games AZ: baixe o jogo Agilli Bala e aprenda brincando



Jogos educativos: o que são e por que são benéficos para as crianças?




As crianças adoram jogar, sejam eles online, offline ou na vida real. Os jogos podem proporcionar diversão, entretenimento e relaxamento para crianças de todas as idades. Mas você sabia que os jogos também podem ser educativos e ajudar as crianças a aprender novas habilidades e conhecimentos de forma divertida e interativa? Esses jogos são chamados jogos educativos, e estão se tornando mais populares e amplamente utilizados em residências e salas de aula em todo o mundo. Neste artigo, exploraremos o que são os jogos educativos, por que são benéficos para as crianças e como escolhê-los e usá-los de maneira eficaz.


O que são jogos educativos?




Os jogos Edu são jogos projetados para ajudar as crianças a aprender novas habilidades e conhecimentos de uma forma divertida e interativa. Alguns dos benefícios dos jogos educativos são:




edu games az agilli bala



  • Eles podem desenvolver habilidades de resolução de problemas, memória, concentração e habilidades espaciais.



  • Eles podem melhorar a coordenação mão-olho e habilidades motoras finas.



  • Eles podem fornecer um ambiente de aprendizado estimulante e envolvente.



  • Eles podem motivar as crianças a permanecerem interessadas e focadas em seus objetivos de aprendizagem.



Definição e exemplos de jogos educativos




Os jogos educativos podem ser definidos como jogos que têm um propósito ou resultado educacional explícito ou implícito. Eles podem abranger vários assuntos, tópicos e habilidades, como matemática, artes da linguagem, ciências, arte, saúde, história, geografia, etc. Eles também podem variar em formato, estilo, gênero e plataforma, como jogos de tabuleiro, jogos de cartas, videogames, aplicativos móveis, jogos baseados na web etc.


Alguns exemplos de jogos educativos são:


NomeDescrição


MentalUPUm jogo baseado na web que ajuda a desenvolver atenção, memória, lógica, habilidades cognitivas visuais e verbais com mais de 150 exercícios.


Vila SesamoPrograma de TV que apresenta diversos segmentos educativos e personagens que ensinam as crianças sobre letras, números, cores, formas, emoções, etc.


PBS KidsUm site que oferece vários jogos e vídeos educativos baseados em programas populares da PBS Kids, como Curious George, Arthur, Wild Kratts, etc.


Cérebro POPUm site que oferece vídeos animados e questionários sobre vários assuntos, como ciências, estudos sociais, matemática, inglês, etc.


PhyFunUm site que oferece jogos baseados em física que ensinam as crianças sobre gravidade, força, movimento, energia, etc.


jogo de matemáticaUm site que oferece jogos de matemática que ensinam as crianças sobre frações, decimais, álgebra, geometria, etc.


KodableNameUm aplicativo móvel que ensina às crianças o básico de codificação e programação por meio de quebra-cabeças e desafios divertidos.


Lightbot: hora do códigoUm aplicativo móvel que ensina às crianças o básico de codificação e programação por meio de quebra-cabeças e desafios divertidos.


Como os jogos educativos diferem dos jogos tradicionais e da gamificação




Os jogos Edu são diferentes dos jogos tradicionais e da gamificação de várias maneiras. Jogos tradicionais são jogos que são jogados para entretenimento ou recreação, sem nenhum propósito ou resultado educacional explícito. A gamificação é o uso de elementos de jogos, como pontos, insígnias, tabelas de classificação, etc., para motivar e recompensar os alunos em contextos não relacionados a jogos, como educação, negócios, saúde etc.


Algumas das diferenças entre jogos educativos, jogos tradicionais e gamificação são:


jogos educativosJogos TradicionaisGamificação


Ter um propósito ou resultado educacional explícito ou implícito.Não tem propósito ou resultado educacional.Tenha um contexto ou objetivo fora do jogo.


Use a mecânica e a dinâmica do jogo para apoiar e aprimorar o aprendizado.Use a mecânica e a dinâmica do jogo para criar diversão e entretenimento.Use elementos do jogo para motivar e recompensar os alunos.


Forneça feedback e avaliação com base no progresso e no desempenho do aprendizado.Forneça feedback e avaliação com base nas regras e objetivos do jogo.Forneça feedback e avaliação com base nos elementos e recompensas do jogo.


Exigir participação ativa e interação dos alunos.Exigir participação ativa e interação dos jogadores.Pode ou não exigir participação ativa e interação dos alunos.


Pode ser adaptado e personalizado para atender às necessidades e preferências de diferentes alunos.Pode ser adaptado e personalizado para atender às necessidades e preferências de diferentes jogadores.Pode ser adaptado e personalizado para se adequar a diferentes contextos e objetivos.


Por que os jogos educativos são benéficos para as crianças?




Os jogos educativos podem oferecer muitos benefícios para o desenvolvimento cognitivo, físico, social e emocional das crianças. Alguns dos benefícios são:


Jogos educativos podem melhorar o desenvolvimento cognitivo




Os jogos educativos podem ajudar as crianças a desenvolver várias habilidades cognitivas, como:


  • Habilidades para resolver problemas: Os jogos educativos podem desafiar as crianças a pensar de forma crítica, criativa e estratégica para resolver problemas e superar obstáculos no jogo. Por exemplo, no MentalUP, as crianças precisam usar sua lógica, memória, atenção e habilidades visuais para completar vários exercícios que testam suas habilidades cognitivas.



  • Habilidades de memória: Os jogos educativos podem ajudar as crianças a melhorar sua memória de curto e longo prazo, exigindo que se lembrem de informações, fatos, regras, estratégias, etc. Por exemplo, na Vila Sésamo, as crianças precisam lembrar os nomes, sons, formas e cores de diferentes letras e números que são ensinados pelos personagens.



  • Habilidades espaciais: Os jogos educativos podem ajudar as crianças a desenvolver suas habilidades de percepção espacial, orientação, visualização e manipulação, exigindo que naveguem, explorem, construam, projetem etc. no jogo. Por exemplo, no PhyFun, as crianças precisam usar seus conhecimentos de física para manipular objetos e criar estruturas que resistam à gravidade, força, movimento etc.



Os jogos educativos podem melhorar o desenvolvimento físico




Os jogos educativos podem ajudar as crianças a melhorar suas habilidades físicas, como:


  • Coordenação mão-olho: Os jogos educativos podem ajudar as crianças a coordenar os movimentos dos olhos com os movimentos das mãos, exigindo que controlem o jogo usando um mouse, teclado, tela sensível ao toque, joystick etc.



  • Habilidades motoras finas: Os jogos educativos podem ajudar as crianças a desenvolver suas habilidades motoras finas, exigindo que elas executem movimentos precisos com os dedos, mãos, mãos ou pulsos. Por exemplo, no Kodable, as crianças precisam arrastar e soltar blocos de código para criar sequências e comandos para seus personagens.



  • Habilidades motoras grossas: Os jogos educativos podem ajudar as crianças a desenvolver suas habilidades motoras grossas, exigindo que movam os braços, as pernas ou o corpo inteiro. Por exemplo, em Lightbot: Code Hour, as crianças devem usar seus movimentos corporais para imitar as ações do robô no jogo.



Os jogos educativos podem melhorar o desenvolvimento social




Os jogos educativos podem ajudar as crianças a desenvolver suas habilidades sociais, como:


  • Habilidades de comunicação: Os jogos educativos podem ajudar as crianças a melhorar suas habilidades de comunicação verbal e não-verbal, exigindo que elas ouçam, falem, leiam, escrevam, gesticulem, etc. no jogo. Por exemplo, no PBS Kids, as crianças podem interagir com os personagens e outros jogadores por meio de chat de voz, chat de texto, chat de vídeo, etc.



  • Habilidades de colaboração: Os jogos educativos podem ajudar as crianças a aprender como trabalhar juntas, compartilhar, cooperar, negociar, etc. Por exemplo, no Brain POP, as crianças podem jogar jogos multiplayer com seus colegas ou amigos e trabalhar juntos para responder a perguntas e concluir tarefas.



  • Consciência cultural: Os jogos educativos podem ajudar as crianças a aprender sobre diferentes culturas, idiomas, costumes, valores, etc. no jogo. Por exemplo, em Vila Sésamo, as crianças podem aprender sobre diferentes países e regiões por meio de segmentos e músicas que apresentam diferentes personagens e idiomas.



Os jogos educativos podem melhorar o desenvolvimento emocional




Os jogos educativos podem ajudar as crianças a desenvolver suas habilidades emocionais, como:


  • Auto confiança: Os jogos educativos podem ajudar as crianças a desenvolver sua autoconfiança, fornecendo-lhes feedback positivo, encorajamento e reconhecimento no jogo. Por exemplo, no MentalUP, as crianças podem ganhar estrelas, medalhas e troféus por completar exercícios e melhorar suas habilidades cognitivas.



  • Auto-regulação: Os jogos educativos podem ajudar as crianças a aprender como controlar suas emoções, impulsos e comportamentos no jogo. Por exemplo, em Lightbot: Code Hour, as crianças devem seguir as regras e instruções do jogo e evitar erros ou erros.



  • Empatia: Os jogos educativos podem ajudar as crianças a desenvolver sua empatia, exigindo que elas entendam e respondam aos sentimentos e perspectivas dos outros no jogo. Por exemplo, na Vila Sésamo, as crianças podem aprender como expressar e lidar com diferentes emoções por meio de histórias e atividades que apresentam diferentes personagens e situações.



Como escolher e usar jogos educativos para crianças?




Os jogos educativos podem ser uma ótima maneira de melhorar o aprendizado e o desenvolvimento das crianças. No entanto, nem todos os jogos educativos são criados iguais. Alguns jogos educativos podem ser mais eficazes e adequados para crianças do que outros. Portanto, é importante escolher e usar jogos educativos com cuidado e sabedoria. Aqui estão alguns critérios e dicas para selecionar e usar jogos educativos de alta qualidade para crianças:


Critérios e dicas para selecionar jogos educativos de alta qualidade




Ao escolher jogos educativos para crianças, você deve considerar os seguintes critérios:


  • Adequação à idade: O jogo educacional deve corresponder à idade e ao nível de desenvolvimento da criança. Não deve ser muito fácil ou muito difícil, muito infantil ou muito maduro, muito simples ou muito complexo. Também deve ser seguro e adequado para a saúde física e mental da criança.



  • Objetivos de aprendizado: O jogo educacional deve ter objetivos e resultados de aprendizagem claros e específicos. Ele deve estar alinhado com o currículo e os padrões da série escolar e da área de estudo da criança.Também deve ser relevante e significativo para os interesses e necessidades da criança.



  • Qualidade de jogo: O jogo educacional deve ter uma jogabilidade de alta qualidade que seja divertida, envolvente, interativa e desafiadora. Deve ter regras, objetivos, feedback e recompensas claros e consistentes. Ele também deve ter uma variedade de níveis, modos, opções e recursos que possam atender a diferentes preferências e habilidades.



  • Valor educacional: O jogo educacional deve ter alto valor educacional que seja evidente e mensurável. Deve fornecer informações precisas e confiáveis, fatos, conceitos, habilidades, etc. Também deve promover habilidades de pensamento de ordem superior, como análise, síntese, avaliação, etc.



  • Eficácia baseada em evidências: O jogo educacional deve ter eficácia baseada em evidências, apoiada por pesquisas e dados. Deve ter avaliações positivas, avaliações, depoimentos, etc. de fontes confiáveis, como especialistas, educadores, pais, etc. Também deve ter resultados e impactos comprovados no aprendizado e desenvolvimento das crianças.



Algumas dicas para selecionar jogos educativos de alta qualidade são:


  • Faça sua pesquisa: Antes de escolher um jogo educacional para seu filho, faça uma pesquisa sobre o desenvolvedor, editor, plataforma, gênero etc. do jogo. Você também pode ler resenhas, classificações, depoimentos etc. de outros usuários ou especialistas. Você também pode experimentar o jogo sozinho ou assistir a uma demonstração ou tutorial do jogo.



  • Compare e contraste: Antes de escolher um jogo educacional para seu filho, compare e diferencie as diferentes opções disponíveis. Você pode usar uma lista de verificação ou uma rubrica para avaliar os critérios mencionados acima. Você também pode pedir recomendações ou opiniões de outros pais ou educadores que usaram o jogo.



  • Escolha sabiamente: Depois de escolher um jogo educacional para seu filho, certifique-se de que está satisfeito com sua decisão. Você também pode verificar se o jogo tem uma avaliação gratuita ou uma política de reembolso caso mude de ideia ou encontre algum problema com o jogo.



Maneiras de apoiar e ampliar o aprendizado das crianças por meio de jogos educativos




Depois de escolher um jogo educacional para seu filho, você também deve considerar como apoiar e ampliar o aprendizado de seu filho por meio do jogo. Aqui estão algumas maneiras de fazer isso:


  • Brinque com seu filho: Uma das melhores maneiras de apoiar e ampliar o aprendizado de seu filho por meio de um jogo educacional é brincar com ele. Você pode acompanhar seu filho no jogo ou assistir seu filho jogar. Você também pode fazer perguntas, dar feedback, oferecer orientação, oferecer orientação e encorajar seu filho. Você também pode compartilhar suas próprias experiências, opiniões e sentimentos sobre o jogo.



  • Conecte-se com outros jogadores: Outra forma de apoiar e ampliar o aprendizado de seu filho por meio de um jogo educacional é conectar-se com outros jogadores que estão jogando o mesmo jogo. Você pode ajudar seu filho a encontrar e participar de comunidades online, fóruns, grupos, etc. onde eles possam interagir com outros jogadores. Você também pode incentivar seu filho a brincar com seus amigos, colegas de classe ou familiares que também estão interessados no jogo.



  • Integre com outras atividades: Outra forma de apoiar e ampliar o aprendizado de seu filho por meio de um jogo educacional é integrar o jogo a outras atividades relacionadas ao assunto, tópico ou habilidade do jogo. Você pode ajudar seu filho a encontrar e usar outros recursos, como livros, vídeos, sites, etc., que possam complementar ou complementar o jogo. Você também pode ajudar seu filho a aplicar e transferir o que aprendeu no jogo para outros contextos, como escola, casa ou vida real.



Conclusão




Os jogos Edu são jogos projetados para ajudar as crianças a aprender novas habilidades e conhecimentos de uma forma divertida e interativa. Eles podem oferecer muitos benefícios para o desenvolvimento cognitivo, físico, social e emocional das crianças. No entanto, nem todos os jogos educativos são criados iguais. Portanto, é importante escolher e usar jogos educativos com cuidado e sabedoria.Seguindo os critérios e dicas mencionados acima, você pode selecionar jogos educativos de alta qualidade para seu filho e apoiá-lo e ampliar seu aprendizado por meio dos jogos.


Se você está procurando um ótimo jogo educacional para seu filho, pode conferir Jogos Edu AZ Agilli Bala. Este é um jogo baseado na web que ajuda as crianças a desenvolver suas habilidades cognitivas de uma forma divertida e envolvente. O jogo apresenta vários exercícios que testam a atenção, memória, lógica, habilidades visuais e verbais das crianças. O jogo também se adapta ao nível da criança e fornece feedback e recompensas. O jogo é indicado para crianças de 4 a 12 anos.


Você está pronto para experimentar o Edu Games AZ Agilli Bala? Visite o site [aqui] e comece a jogar hoje mesmo!


perguntas frequentes




Quais são alguns dos melhores jogos educativos para crianças?




Alguns dos melhores jogos educativos para crianças são:


  • MentalUP: Um jogo baseado na web que ajuda a desenvolver atenção, memória, lógica, habilidades cognitivas visuais e verbais com mais de 150 exercícios.



  • Vila Sesamo: Programa de TV que apresenta diversos segmentos educativos e personagens que ensinam as crianças sobre letras, números, cores, formas, emoções, etc.



  • Crianças PBS: Um site que oferece vários jogos e vídeos educativos baseados em programas populares da PBS Kids, como Curious George, Arthur, Wild Kratts, etc.



  • Cérebro POP: Um site que oferece vídeos animados e questionários sobre vários assuntos, como ciências, estudos sociais, matemática, inglês etc.



  • PhyFun: Um site que oferece jogos baseados em física que ensinam as crianças sobre gravidade, força, movimento, energia, etc.



  • Jogo de Matemática: Um site que oferece jogos de matemática que ensinam as crianças sobre frações, decimais, álgebra, geometria, etc.



  • Kodable: Um aplicativo móvel que ensina às crianças o básico de codificação e programação por meio de quebra-cabeças e desafios divertidos.



  • Lightbot: Código Hora: Um aplicativo móvel que ensina às crianças o básico de codificação e programação por meio de quebra-cabeças e desafios divertidos.



Quanto tempo as crianças devem passar jogando jogos educativos?




Não há uma resposta definitiva para quanto tempo as crianças devem passar jogando jogos educativos. Depende de vários fatores, como idade da criança, personalidade, interesses, necessidades, objetivos, etc. No entanto, algumas orientações gerais são:


  • Equilíbrio: As crianças devem equilibrar seu tempo entre jogar jogos educativos e outras atividades, como estudar, ler, se exercitar, socializar, etc. Jogar jogos educativos não deve interferir ou substituir outros aspectos importantes de suas vidas.



  • Moderação: As crianças devem jogar jogos educativos com moderação e evitar jogos excessivos ou compulsivos. Jogar jogos educativos por muito tempo ou com muita frequência pode ter efeitos negativos em sua saúde, bem-estar e desenvolvimento.



  • Qualidade: As crianças devem jogar jogos educativos de alta qualidade e adequados à sua idade e nível. Jogar jogos educativos de baixa qualidade ou inadequados pode ter efeitos negativos em seu aprendizado e desenvolvimento.



Como os pais e educadores podem monitorar e avaliar o progresso das crianças com os jogos educativos?




Pais e educadores podem monitorar e avaliar o progresso das crianças com jogos educativos usando vários métodos, como:


  • Observação: Pais e educadores podem observar como as crianças jogam os jogos educativos e como reagem ao jogo. Eles podem procurar sinais de envolvimento, diversão, desafio, frustração, tédio, etc. Eles também podem observar como as crianças aplicam o que aprenderam no jogo em outras situações.



  • Opinião: Os pais e educadores podem fornecer feedback às crianças sobre seu desempenho e progresso com o jogo educacional. Eles podem elogiar suas conquistas, encorajar seus esforços, orientar seus erros e sugerir melhorias. Eles também podem pedir feedback das crianças sobre sua experiência e opinião sobre o jogo.



  • Avaliação: Pais e educadores podem usar várias ferramentas e medidas para avaliar os resultados de aprendizagem das crianças e os impactos do jogo educacional. Eles podem usar questionários, testes, pesquisas, entrevistas, portfólios, portfólios, relatórios, etc.avaliar os conhecimentos, habilidades, atitudes, etc. das crianças relacionados ao jogo. Eles também podem usar os recursos de feedback e avaliação do próprio jogo, como pontuações, níveis, insígnias, etc., para acompanhar o progresso e o desempenho das crianças.



Quais são alguns dos desafios ou limitações dos jogos educativos?




Os jogos educativos não são isentos de desafios ou limitações. Alguns dos desafios ou limitações são:


  • Acessibilidade: Os jogos educativos podem não ser acessíveis ou baratos para todas as crianças, especialmente aquelas que vivem em áreas remotas ou desprivilegiadas. Eles também podem enfrentar barreiras como falta de conexão com a internet, dispositivos, software, etc.



  • Qualidade: Os jogos educativos podem variar em qualidade e eficácia, dependendo do design, desenvolvimento, teste, avaliação etc. do jogo. Alguns jogos educativos podem conter erros, bugs, falhas, imprecisões, vieses etc. que podem afetar a funcionalidade e a confiabilidade do jogo.



  • Noivado: Os jogos educativos podem não ser envolventes ou divertidos para todas as crianças, dependendo da personalidade, preferências, estilos de aprendizagem, etc. Algumas crianças podem achar o jogo muito fácil ou muito difícil, muito chato ou estressante, muito infantil ou muito maduro, etc.



  • Transferir: Os jogos educativos podem não ser capazes de transferir ou generalizar os resultados e impactos de aprendizagem para outros contextos e situações. Algumas crianças podem não ser capazes de aplicar ou transferir o que aprenderam no jogo para os trabalhos escolares, trabalhos de casa, testes, etc.



Como os pais e educadores podem criar seus próprios jogos educativos para crianças?




Pais e educadores podem criar seus próprios jogos educativos para crianças usando várias ferramentas e recursos disponíveis online ou offline. Algumas das ferramentas e recursos são:


  • Plataformas de design de jogos: Pais e educadores podem usar plataformas de design de jogos que lhes permitem criar seus próprios jogos educacionais sem habilidades de codificação ou programação. Eles podem usar modelos, recursos de arrastar e soltar, gráficos, sons etc. para projetar seus próprios jogos.Alguns exemplos de plataformas de design de jogos são Scratch, GameSalad, Stencyl, etc.



  • Kits de design de jogos: Pais e educadores podem usar kits de design de jogos que fornecem materiais físicos e componentes para criar seus próprios jogos educacionais. Eles podem usar cartas, dados, tabuleiros, fichas, fichas, etc. para criar seus próprios jogos. Alguns exemplos de kits de design de jogos são Bloxels, Osmo, Lego, etc.



  • Livros de design de jogos: Pais e educadores podem usar livros de design de jogos que fornecem orientação e inspiração para criar seus próprios jogos educacionais. Eles podem aprender sobre os princípios, processos e práticas de design de jogos. Eles também podem encontrar exemplos, dicas e exercícios para ajudá-los a criar seus próprios jogos. Alguns exemplos de livros de design de jogos são The Art of Game Design, Game Design Workshop, The Game Inventor's Guidebook, etc.



Criar seus próprios jogos educativos para crianças pode ser uma experiência divertida e gratificante. Você pode liberar sua criatividade e imaginação e adaptar o jogo às necessidades e interesses de seu filho. Você também pode envolver seu filho no processo de criação do jogo e torná-lo uma atividade colaborativa e de aprendizado. 0517a86e26


1 view0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page